Páginas

20 de novembro de 2008

Anjos sobre a Reserva

Ser jogado de um lado para outro dentro de uma cesta que oscila de 0 a 90 graus produziu tanta adrenalina, que parecia impossível flutuar sobre a Reserva assim que a amarra fosse cortada. Foi como alçar vôo de um terremoto. Deu vontade de ficar flanando o resto da vida, porém, teve o pouso, outra hecatombe. A tripulação: no comando, o campeão brasileiro Lupércio Lima e o estreante Rodrigo Sabatini, mentor da aventura e eu, na garupa. Cinegrafistas, fotógrafos e resgate tiveram muito trabalho num vôo radical que pretendia entrar no canyon da Reserva Rio das Furnas, no entanto o vento mudou e a gente raspou.
Balão vai onde o vento
quer, não é dirigível. O que o piloto faz é procurar o vento em altitudes diferentes, usando maçaricos que esquentam o ar para subir ou usando o “tap”, que destampa um grande buraco no topo do balão, acionado por uma cordinha, para descer. O resto fica por conta dos humores do tempo, que aqui no Alto da Boa Vista costumam ser bem rebeldes. Um desafio para campeão. A primeira tentativa no domingo de manhã teve neblina até perto do horário do vôo, as nove em ponto, depois, ventania. Vôo adiado para 16 horas. Tudo pronto para a tarde e o céu, roxo, ameaçava despencar mesmo contra todas as previsões dos sites meteorológicos.
Descobrimos que balonista é perseverante ao extremo, e toca para o Alto da Boa Vista esperar uma “janela” para zarpar, o que aconteceu as 16:30. No ar, só conversa angelical. A Serra
Geral, São Leonardo, o rio das Furnas, muito canyon, lua, pôr-de-sol e... atrocidades.
Ah, se tivessemos o poder dos habitantes dos céus, quanto mudaríamos na terra, hein, Wim Wenders?!
Publiquei esta matéria no NEWS da Reserva. Agora, tem o link do programa Santa Catarina em Cena, que foi ao ar na RBS-TV. Para ver o vídeo, click aqui.

3 comentários:

Elaine disse...

Querido Renato!
E aí? Este blog está precisando de mais comentadores. Está tão bom e essas fotos tão especiais! Divulgue, recomende, passe adiante!
Hoje, vendo a página de um blog de que já falei, lembrei de você e de seu metier de artísta gráfico.
Vá e veja...
http://www.smashingmagazine.com/2008/04/14/excellent-book-covers-and-paperbacks/
[]s, Elaine

José Vitor Rodrigues disse...

Renato. Nota mil para a aventura de balão e também para a filmagem toda. Parabéns!!!!

ॐ Adriane ॐ Kassis ॐ disse...

Olá querido Rê e querida Gabi,

Não paro de "voar" junto neste balão e cada vez que vejo é uma nova aventura.
Beijos e saudade

Adri