Páginas

26 de novembro de 2011

Caixa de Aves da Floresta Atlântica



Na Caixa de Aves da Floresta Atlântica
tem vinte e oito fotos de passarinho
Se tens um dindinho
Dê um presentinho

Caixinha numeradinha, lixadinha, enceradinha
Tem um livretinho com 16 paginetinhas
com belas fotos da Reserva Rio das Furnas
o lugar daqueles passarinhos
menos a rendeira, paranaense
da Reserva do Cachoeira

Gostou, né?!
Então pede uma: riodasfurnas@gmail.com

Quem descobriu já descobriu

Itamar é pop e poeta
Quem já descobriu
já descobriu


www.itamarassumpcao.com.br

24 de novembro de 2011

Aves nas mãos da filha de Juscelino Kubitschek


Cesconetto, Serafim, Maristela, Renato e Gabriela no Badesc. Foto Fifo Lima
Dia 23 de novembro de 2011 a noite fomos convidados pelo Charles Cesconetto a participar do lançamento do seu filme JK no exílio (http://filmejknoexilio.wordpress.com) na Fundação Badesc. Os ilustres convidados, a filha de Jucelino Mariestela Kubitschek e o presidente da Casa de Juscelino, Serafim Jardim, ganharam os dois tomos da belíssima obra Desterro, de autoria de Gilberto Gerlach e o Cartaz de Aves da Floresta Atlântica, de nossa autoria. Para saber mais: http://filmejknoexilio.wordpress.com

19 de novembro de 2011

Sussuarana (Puma concolor) na Reserva Rio das Furnas



Excelente notícia! Confirmada a presença de Puma concolor na Reserva. Dia 4 de novembro de 2011 as 17:40h. Um animal belo e saudável e, segundo o Luiz do Projeto Leão Baio, pode ser uma fêmea. Resultado da armadilha fotográfica, fruto da parceria com a SPVS, nos tem revelado ótimas surpresas e o Puma, a mais recente. Assim fica registrado o movimento de um animal de grande porte, topo de cadeia alimentar, dentro do canyon da Reserva. O anterior, de um Puma concolor havia sido através de fezes secas há alguns anos, motivo pelo qual a principal trilha recebeu o nome de Trilha do Puma. Esta foto foi capturada do outro lado do rio da Furnas, longe da Trilha do Puma.
Temos vários registros nesse ponto, apelidado de Capivara, aliás, bicho que nem deixou rastros e não apareceu mais, escafedeu-se, continua o mistério.

Foram registrados quatis, inhambús, iraras e uma série de animais que já fazem parte dos arquivos da Reserva: jacu, tatu, sabiá-laranjeira e saracura.

Veja outra matéria publicada sobre os Pumas na Reserva, clique aqui

2 de novembro de 2011

Penso que essa viagem me socorreu a pássaros



O Lucas (foto), pica-pau de alma, é uma das crianças que conhecemos na beira do rio Aquidauana, com a expontaneidade à flor da pele. Contou muita coisa pra gente.

Manuel de Barros

Me veio de Berlim, das mãos da Gra-maninha. Chegou em filme e tava lá cheio de cores e verbos e aves e coisas: Só 10% é mentira. Mudou alguma frase e o jeito delas me encararem e confesso estar exultante, menino das letras, cheirando a inútil beleza. (Isso pega!!!).

O Livro das Ignorãças já tinha passado na mão, de repente, mas precisou a viagem, Pantanal com conexão em Berlim, tudo predestinado feito caixa do avesso e roda de passarinho.
Depois, tudo parece que é sempre agora, né?! A luz vai na frente e o escuro fecha sempre.