Páginas

16 de dezembro de 2011

Guia de Aves do Uruguai publica fotos da Reserva


Recebemos pelo Correio um exemplar do Guía fotográfica Aves en el Uruguay y su distribución. Obra bilingue (Espanhol - Inglês) com quase 500 páginas editada por Alejandro Olmos e Sebastián Ávarez. Nossa participação neste belo Guia foi através de imagens solicitadas e cedidas gentilmente para completar aves que ocorrem no Uruguai, porém os autores ainda não haviam registrado em fotos.
Uma das espécies enviadas, Borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii), ganhou destaque nas primeiras páginas do Guia, por ser ave com registro recente para o Uruguai.

Parabéns aos editores e toda a equipe que realizaram uma bela obra, abrangente, que me parece ainda falta no Brasil. A distribuição da obra é do Jailton da USEB.

Recordo que um dos primeiros guias de aves que usei no inicio deste século foi Aves de Argentina y Uruguay, elaborado por Tito Narosky e Dario Yzurieta, que ainda encontra-se em uso por muitos ornitólogos sul-brasileiros. Ilustrado e com informações fundamentais.

14 de dezembro de 2011

Matéria saiu no oeco.com.br: As aves de toda uma vida


Renato Rizzaro é designer gráfico e fotógrafo desde o final dos anos 70. Passou pela Folha, outros pequenos jornais e gráficas. Saiu de São Paulo em 1979 e criou uma agência de propaganda na Ilha de Santa Catarina nos anos 80/90. Em 98 conheceu Gabriela Giovanka, com quem comprou uma terra na Serra Catarinense em 2001 e transformou em RPPN. De lá pra cá, a Reserva Rio das Furnas tem sido modelo e inspiração para suas exposições e impressos, como o Guia/Cartaz de Aves da Floresta Atlântica, lançado também aqui pelo ((o))eco no ano passado.

As aves fazem parte de sua vida desde a infância, pois na sua casa, no Ipiranga, havia muitas frutíferas que eram plantadas pelo "dedo verde" de sua mãe, exclusivamente para os passarinhos. "Mamãe dizia que as frutas pra gente ela compraria, aquelas eram dos seus bichinhos. Colocava água, pão, milho picado, alpiste, tudo no quintal. Era aquela festança toda manhã, a alegria da rua! Nunca teve um passarinho na gaiola, pois dizia que se fosse para viver em gaiola passarinho não teria asa", lembra Renato.

Possui uma bela coleção de fotos de aves que busca em suas viagens e especialmente na Reserva, sua paixão. Eis algumas, para o deleite dos leitores de ((o))eco.

http://www.oeco.com.br/foto/25527-as-aves-de-toda-uma-vida